Esta é uma coleção sobre o que significa Prada, o conceito de Prada. Descobrir o que o Prada pode significar hoje, com outra perspectiva, outro ponto de vista.
Beatriz Moreira Fonseca
Fonte: i-d.vice.com
Em: 25.09.20
Destaques do desfile Imagem: s.yimg.com |
O que é Prada? Essa foi a questão que Raf Simons e Miuccia Prada procuraram dissecar, examinar e reinventar com a estreia de sua primeira coleção como diretores co-criativos da casa italiana. Em uma parceria sem precedentes eles nos colocaram nas bordas de nossos assentos, esse foi o show mais esperado da temporada. “Esta é uma coleção sobre o que Prada significa, o conceito de Prada”, disse Miuccia em um comunicado. “Descobrir o que o Prada pode significar hoje, com outra perspectiva, outro ponto de vista.” Cue Raf Simons: "Eu sempre vi isso como uma comunidade que tem uma atitude, intelecto e estética muito específicos", ele respondeu quando perguntado 'O que é Prada-ness?' Ele admitiu que havia algo indefinível nisso também. “Você não pode realmente responder o que é, mas é, existe, está presente, está claramente lá.”
Cortesia Prada Imagem: i.pinimg.com |
Seja o que for, você está olhando para ele. Como resultado dessa ambiguidade e tensão, os dois apresentaram uma nova era para a Prada, que mesclava harmoniosamente seus dois mundos. Filmado contra um alegre cenário de cortinas em tons de botão de ouro (amarelo é uma das cores favoritas de Raf: ele mandou pintar o carro-chefe da Calvin Klein inteiramente na cor e seu último desfile de roupas masculinas em Paris foi ambientado em um cenário amarelo), o show teve uma simplicidade e franqueza que parecia muito Prada, seja o que for. Não havia adereços, exceto para "lustres" de telas de TV e câmeras projetando a filmagem de tudo e mostrando os nomes de cada modelo, todas as quais nunca haviam caminhado em um desfile de moda antes. Nova era, novos rostos, nova Prada.
Backstage Prada SS21 Imagem: freight.cargo.site |
O primeiro grande tema foi a tecnologia, que Miuccia explicou ser algo que ela sempre tentou ignorar em favor da humanidade, mas percebeu o quão integral ela tem sido para a humanidade nos últimos meses. “Durante o bloqueio, percebi como a tecnologia é impactante para nós e como é uma espécie de extensão de nós mesmos”, disse ela após o show. “Queríamos representar a tecnologia não como uma entidade estrangeira, mas como uma extensão de uma pessoa, como um amigo, como outra forma de humanidade.” Como não havia público físico e o show era transmitido para o mundo pelo site da Prada, a mensagem atingiu a casa com uma trilha sonora eletro composta por Plastikman e aquelas telas e câmeras já mencionadas, que ofereciam uma visão panorâmica de todos os looks (ótimo para perceber as costas arredondadas dos casacos casulos, a curvatura dos saltos altos e os mini brincos de triângulo com logotipo). Estampas digitais, nylons tecnológicos e linhas nítidas de túnicas de seda e calças de cigarrets transmitiram a mensagem.
Cortesia Prada Imagem: i.pinimg.com |
Esta foi uma coleção que
parecia uma verdadeira colaboração entre dois designers monolíticos. Os
Prada-ismos foram Raf-ified, e vice-versa. “Todo designer quer ser novo,
mas quando você está nisso por muito tempo, algumas décadas, é importante ser
capaz de renovar seu próprio corpo de trabalho”, disse Raf. Então, foi
exatamente isso que eles fizeram. Ambos os designers referiram seu passado
através dos olhos um do outro. Raf convocou o artista belga Peter de
Potter - que por uma década colocou slogans e gráficos em camadas para a
marca de roupa masculina homônima de Simons - para criar os gráficos vistos por
toda parte. Quanto a Miuccia, houve um renascimento das estampas de
papel de parede retrô "feio chique" de sua coleção SS96 (embora
em moletons de proporção alta-costura e saias rodadas), bem como o clássico
nylon Prada em que a casa foi construída e seu distintivo abas de logotipo
triangulares, que foram ampliadas em couraças e reduzidas em brincos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário