A diretora criativa da etiqueta está doando parte do acervo de tecidos que não foram utilizados pela casa
Beatriz Moreira Fonseca
Fonte: refinery29.com
Em: 19.02.20
A diretora criativa de Alexander McQueen, Sarah Burton, está doando centenas de metros de tecido não utilizado para estudantes de design de moda em todo o Reino Unido para usar em suas coleções de graduação. O arquivo de tecidos McQueen inclui o icônico chiffon, tweed e sedas que Burton usou na fabricação de centenas de coleções durante sua gestão na marca.
A doação não é apenas uma chance para os alunos
fazerem parte de um legado histórico, mas também um grande presente financeiro.
Além das mensalidades da faculdade e da hospedagem estudantil, os alunos de
design também devem gastar dezenas de milhares de dólares em materiais. A
própria Burton frequentou a Central Saint Martins em Londres enquanto
começava a trabalhar como estagiária do falecido Lee Alexander McQueen. “Tive
muita sorte porque, quando trabalhei pela primeira vez na McQueen, Lee me
ajudou a encontrar tecidos para minha coleção final”, disse Burton à Vogue.
“É ainda mais difícil hoje, em um momento em que todos sentimos que recursos
preciosos devem ser usados de maneira adequada.”
Steven Stokey-Daley cortesia Alexander Mcqueen Imagem: media.vogue.co.uk |
Esse tipo de mentalidade de não desperdício faz parte
do DNA de McQueen. Nos 24 anos que Burton está com McQueen, ela nunca viu um
único pedaço de tecido ser jogado fora. “O ethos da Alexander McQueen significa
que tudo o que usamos na pesquisa e no design de coleções sempre foi arquivado
e armazenado”, disse Burton em um comunicado à imprensa. Graças a Burton, 14
universidades em Gales, Inglaterra e Escócia já obtiveram acesso aos materiais
não utilizados de McQueen. Um estudante de design da Universidade de
Westminster, Steven Stokey-Daley, já utilizou o arquivo para seu projeto
final, que inclui uma capa impermeável raglan em xadrez esfarrapado,
um tecido que a marca usava anteriormente para criar uma camisa masculina agora
esgotada com enfeites de rosa botão para baixo. “Você começa a estudar moda e
fantasia sobre fazer sua coleção final, mas não tem ideia de quanto vai
custar”, disse Stokey-Daley à Vogue. Antes da doação, ele calculou que seu show
poderia custar até 15.000 libras esterlinas (cerca de $ 25.700 CAD).
Steven Stokey-Daley cortesia Alexander Mcqueen Imagem: theglassmagazine.com |
Além de fornecer um colchão financeiro, a doação de McQueen também reduzirá o impacto ambiental da produção de roupas.
Relatórios de 2018 documentaram que a casa de moda britânica Burberry frequentemente queima seu estoque restante (no valor de mais de $ 100 milhões de dólares) para preservar a exclusividade de seus produtos. Desde então, a marca desistiu dessa prática, com o diretor criativo Riccardo Tisci liderando um esforço em grande escala em direção à sustentabilidade. A Burberry dificilmente está sozinha; muitas vezes é mais econômico descartar tecido não utilizado do que reciclá-lo. Um relatório da Pulse Of The Fashion Industry de 2018 mostrou que a indústria gera cerca de 4% dos resíduos do mundo a cada ano. As tentativas de compensar e neutralizar esses números variam de esforços em grande escala a gestos pequenos, mas criativos: a Gucci anunciou o lançamento do CEO Carbon Neutral Challenge em novembro, e marcas independentes como Eckhaus Latta utilizaram calçados de segunda mão para shows para mostrar seu compromisso com a sustentabilidade.
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